Expositor-Sitio Semente

Produção sustentável de alimentos e modelo de agricultura familiar

Localizado a 40 km do centro de Brasília, o Sítio Semente é uma das estações permaculturais do IPOEMA onde desde de 2005 vêm sido plantados Sistemas Agroflorestais no intuito de produzir alimentos de forma ecológica, além de recuperar a área degradada, revitalizando nascentes de água e promovendo a restauração dos serviços ambientais vitais para o bom funcionamento do ecossistema. O excedente da produção é levado para uma feira de pequenos produtores agroflorestais em Brasília.
O Sítio ocupa uma área de 2,5 hectares, onde previamente só havia pasto abandonado, e hoje oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer e estudar SAFs produtivos de idades distintas, desde canteiros recém estabelecidos até áreas plantadas há mais de 6 anos! Os plantio restauraram uma região de topo de morro, com pedras e vento seco.
Baseado nos princípios da sucessão natural de Ernst Götsch no Brasil e aliado aos princípios da permacultura, o Sítio Semente abriga várias tecnologias permaculturais, promovendo a diversidade, a resiliência e a estabilidade dos ecossistemas naturais produtivos.

Veja ao lado, as imagens de satélite do Sítio, feitas em 2001, antes do Sítio existir, e em 2010 e 2011 após 5 e 6 anos de trabalho na área.