Expositor - Café Serrazul

A propriedade rural foi adquirida com a finalidade de lazer. Na época não se pensava em nenhum projeto agronômico produtivo. O objetivo era plantar árvores ornamentais, fruteiras em geral e uma horta com produtos naturais para suprir às necessidades domésticas.
Anos depois, foram plantados pés de café  somente para consumo próprio.A partir dessa experiência surgiu  a vontade de  expandir o plantio. A ideia desde o início foi a de se ter o domínio da produção, isto englobaria desde a feitura das mudas até o produto final: o café torrado, grão ou moído.
Nascia assim o Café Serrazul, cuja primeira colheita se deu em 1999, tendo por lema qualidade, qualidade e qualidade.
O café Serrazul, da espécie arábica, variedades catuaí-rubi e acaiá-cerrado, plantado a   uma altitude de 1250 metros acima do nível do mar na chapada da Contagem em Brasília, além de ser cultivado dentro das rígidas normas da agricultura orgânica, é processado de forma artesanal.
Seus grãos são colhidos um a um, somente no estágio cereja, secados ao sol em solo cimentado, obtendo-se dessa forma um café natural 100% puro.
Após a colheita, armazena-se o café na forma de grão coco por pelo menos um ano. Durante esse período o grão do café absorve açúcares e outras substâncias contidas na casca (coco), gerando, consequentemente no futuro, uma bebida mais suave, não adstringente.
O café obtido dessa forma chama-se café descansado. O descascamento, a torração e a moagem são realizados no mesmo local. A agroindústria  Café Serrazul não mantém café torrado em estoque. As quantidades solicitadas do produto são descascadas e torradas somente sob encomenda.

www.cafeserrazul.com.br