Palestrante-Marcelo Kuhlmann


FRUTOS DO CERRADO "Conhecer para Valorizar"

O conhecimento da relação homem/planta/animal é essencial em qualquer programa de preservação. O Cerrado é a savana mais rica do planeta e também o segundo maior Bioma da América do Sul, com mais de 12 mil espécies de plantas catalogadas. Baseado na ideia de “conhecer para valorizar”, o projeto tem o objetivo de descrever e divulgar espécies do Cerrado que produzem frutos atrativos para a fauna e, consequentemente, também úteis ao homem. Para alcançar o público foi construída uma chave interativa, um site e um guia de campo para identificação das espécies.

Marcelo Kuhlmann


Biólogo Botânico

Doutorando em botânica pela Universidade de Brasília, desenvolve pesquisa com Ecologia da Dispersão e espécies de frutos do Cerrado consumidos pela fauna nativa. Tem experiência na área de Botânica, Zoologia e Ecologia. Autor do livro "Frutos e Sementes do Cerrado Atrativos para Fauna".

O Livro "Frutos e Sementes do Cerrado"


O livro inclui a descrição de 150 espécies de frutos nativos do bioma Cerrado, com mais de 1.300 fotos impressas em alta qualidade. O Guia detalha as características morfológicas das espécies, a época de maturação dos frutos, os ambientes de ocorrência, os animais atraídos, as principais formas de uso e os dados sobre a germinação. 

Inclui ainda uma seção especial sobre algumas das mais importantes espécies de animais frugívoros do Cerrado, um glossário ilustrado para os termos botânicos e conta com a prática Chave Interativa on-line para auxiliar na identificação das espécies.