Palestrante-JUÃ FURATTI

Biólogo pelo UniCEUB-Centro Universitário de Brasília.
Permacultor-consultor desde 2005, coordena e desenvolve o design permacultural do Sítio Semente, e produtor rural através de sistemas agroflorestais.
Atua em projetos ligados à agroecologia e sistemas agroflorestais com agricultores do Distrito Federal pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – EMATER-DF, como o Projeto Biodiversidade e Transição Agroecológica de Agricultores Familiares.
Ministra cursos no Brasil inteiro de Sistemas Agroflorestais, para grupos de agroecologia ou através de projetos como por exemplo o Projeto de Neutralização de Emissão de Carbono do Encontro Nacional dos Procuradores da República 2011.
É responsável pela produção de alimentos orgânicos agroflorestais no Sítio Semente, e comercialização destes em feiras orgânicas de Brasília, entre elas a Feira Orgânica da Estação Biológica, fruto do projeto Biodiversidade e Transição Agroecológica de Agricultores Familiares.

Sito Semente
Localizado a 40 km do centro de Brasília, o Sítio Semente é uma das estações permaculturais do IPOEMA onde desde de 2005 vêm sido plantados Sistemas Agroflorestais no intuito de produzir alimentos de forma ecológica, além de recuperar a área degradada, revitalizando nascentes de água e promovendo a restauração dos serviços ambientais vitais para o bom funcionamento do ecossistema. O excedente da produção é levado para uma feira de pequenos produtores agroflorestais em Brasília.
O Sítio ocupa uma área de 2,5 hectares, onde previamente só havia pasto abandonado, e hoje oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer e estudar SAFs produtivos de idades distintas, desde canteiros recém estabelecidos até áreas plantadas há mais de 6 anos! Os plantio restauraram uma região de topo de morro, com pedras e vento seco.
Baseado nos princípios da sucessão natural de Ernst Götsch no Brasil e aliado aos princípios da permacultura, o Sítio Semente abriga várias tecnologias permaculturais, promovendo a diversidade, a resiliência e a estabilidade dos ecossistemas naturais produtivos.